sábado, 12 de maio de 2012

Cheirinho de livro novo na biblioteca!

Imagem retirada da graphic novel "Fun Home", de Alison Bechdel.
Queridos alunos


Todo ano, os professores são convidados por suas coordenações a confeccionarem uma lista com livros a serem adquiridos para nossa biblioteca. Nesse processo, alguns livros não chegam, pois estranhamente são caracterizados como esgotados, mesmo que não estejam. Após um ano da entrega do ultimo pedido, já tenho uma lista completa dos livros  solicitados pela área de História que estão disponíveis na biblioteca:


Obras de Referência:
VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008

VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial: 1500 - 1808. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

Demais livros adquiridos da lista de 2011:
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. São Paulo: Zahar, 2000.

CATANI, Afrânio Mendes. O que é capitalismo. (Coleção Primeiros Passos). São Paulo: Brasiliense, 2011.

D'ALESSIO, Márcia & CAPELATO, Maria Helena. Nazismo: Política, cultura e Holocausto. (Discutindo a História). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2004.

PRIORE, Mary Del; VENÂNCIO, Renato. Uma Breve História do BrasilSão PauloEditora Planeta do Brasil, 2010

FLORENZANO, Maria Beatriz B. Nascer, viver e morrer na Grécia Antiga. (Discutindo a História). Rio de Janeiro: Editora Atual, 1996.

FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo. & FARIA, Sheila de Castro. A Economia colonial brasileira (Séculos XVI-XIX). (Discutindo a História do Brasil). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2009.

FRANCO JR, Hilário. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Editora: Brasiliense, 2001.

KARNAL, Leandro. Estados Unidos: a formação da nação. Da colônia à independência, puritanos, índios e negros, a ruptura e o novo país. São Paulo: Contexto, 2001.

KOSHIBA, Luiz. O Índio e a conquista portuguesa. (Discutindo a História do Brasil). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2004.

LINHARES, Maria Yedda. O Oriente Médio e o mundo árabe. (Coleção Tudo é História). São Paulo: Brasiliense, 1992.

LYRA, Maria de Lourdes VianaO Império em construção: Primeiro Reinado e Regências. (Discutindo a História do Brasil). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2001.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. Independência ou Morte (Col. História Em Documentos). Rio de Janeiro: Editora Atual, 1991.

MASSARDIER, Gilles. Contos e Lendas da Europa Medieval. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

MICELI, Paulo. As Revoluções Burguesas. (Discutindo a História). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2005.

MOURA, Clóvis. Os quilombos e a rebelião negra (Coleção Tudo é História). São Paulo: Editora Brasiliense, 181.

REIS FILHO, Daniel Aarão. A Aventura socialista no século XX. (Discutindo a História). Rio de Janeiro: Editora Atual, 1999.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo De Souza, GONTIJO, Rebeca. Escrita da história escolar: memória e historiografiaRio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

RODRIGUES, Luiz Cesar BA Primeira Guerra Mundial. (Discutindo a História). Rio de Janeiro: Editora Atual, 2007.

SCHWARCZ, Lílian Moritz. As Barbas do ImperadorSão Paulo, Companhia das Letras, 1999.
BORGES , Vavy Pacheco. O que é História? São Paulo: Brasiliense, 1993.

Construindo um acervo de HQ's no Campi Timóteo

Desde o ano passado estou incluindo na lista de livros a serem adquiridos pela biblioteca, alguns HQs. Infelizmente, dos seis que pedi só chegaram três. 

Estão a disposição de vocês os seguintes títulos:

                                Persépolis


Marjane Satrapi tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico, numa sala de aula só de meninas. Nascida numa família moderna e politizada, em 1979 ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita - apenas mais um capítulo nos muitos séculos de opressão do povo persa.
Vinte e cinco anos depois, com os olhos da menina que foi e a consciência política à flor da pele da adulta em que se transformou, Marjane emocionou leitores de todo o mundo com essa autobiografia em quadrinhos, que só na França vendeu mais de 400 mil exemplares.


Persépolis ganhou o prêmio de melhor HQ na Feira de Frankfurt em 2004Particularmente, eu sou fã desde HQ, recomendo sua leitura.











 Persépolis foi adaptado para o cinema em 2007, com direção de Vicent Paronnaud.

                             


Referência:

SATRAPI, Marjane. Persépolis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.


Adeus, Chamigo Brasileiro



Num romance em quadrinho sobre a Guerra do Paraguai, André Toral relata a história de quatro personagens que participaram do conflito. Acompanhando suas vidas, o autor constrói um grande panorama sobre a época e o contexto da guerra que envolveu entre 1864 e 1870 os países que atualmente fazem parte do Mercosul. Toral mostra de que maneira a guerra interferiu diretamente na vida das pessoas - na carreira, nos negócios, nas relações familiares, nos casos de amor, nas convicções políticas e ideológicas. Seguindo o fio de um enredo fictício, ele acompanha o cotidiano dos exércitos no 'teatro de operações', mostrando o pequeno comércio que se forma no rastro do deslocamento das tropas, os preconceitos de lado a lado, as demonstrações de bravura e covardia etc.



Referência:
TORAL, André. Adeus, Chamigo Brasileiro. Uma História da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

D. João Carioca


Há quem diga que D. João gostou tanto do Brasil que por aqui foi ficando. Mesmo depois que os franceses foram expulsos de Portugal, que aconteceu o Congresso de Viena, que a paz foi decretada e a guerra chegou ao fim, o príncipe português preferiu não voltar a ocupar o seu trono em Portugal. Na nova capital do Império, sediada no Rio de Janeiro, o príncipe regente reproduziu a estrutura portuguesa, criou instituições e escolas, fundou jornais e o Banco do Brasil. Além do mais, encontrou um lugar para morar - a Quinta da Boa Vista. Acomodou-se de tal maneira que virou um 'João carioca'. A presente obra busca narrar a aventura da casa real que atravessa o oceano e pela primeira vez governa um império a partir de sua colônia americana. O livro reconta essa história usando a linguagem dos quadrinhos, elaborada com base em pesquisa documental, historiográfica e iconográfica. A obra traz ainda uma bibliografia sobre o tema, uma cronologia que ajuda a entender os fatos do período e inclui uma galeria de esboços preliminares e estudos de personagens, cenários e vestimentas.


Referência:
SCHWARCZ, Lílian Moritz & SPACCA. D. João Carioca: A corte portuguesa no Brasil (1808-21). São Paulo, Companhia das Letras, 2007.


Acessem o site Sophia e busquem o número de chamada dos livros para encontrá-lo em nossa biblioteca. Não esqueçam se selecionar o campus Timóteo para encontrá-los em nosso acervo.


Na lista de 2012, inclui novamente os livros que não foram adquiridos na solicitação anterior, assim como novos títulos, incluindo HQ's. 
Frequentem a biblioteca e acompanhem a chegada dos novos livros durante todo o ano. Segue abaixo, algumas obras que foram pedidas, clique e conheça mais sobre elas:

      








      
       




    

Cruzando os dedinhos e iniciando a contagem regressiva ...