domingo, 13 de maio de 2012

A Digníssima Quinta Cultural


Enquanto cada um de nós se esforça para ser um sujeito normal e fazer tudo igual, há alguns anos a rotina nossa de todo dia é quebrada em nome da diversão. O projeto da Quinta Cultural foi criado pelo professor de artes Guilherme Cordeiro, em 2008. O evento acontecia na arena e tinha como objetivo criar um espaço onde os alunos pudessem soltar a voz e apresentar seus talentos artísticos. Para quebrar o gelo e romper com a timidez, os professores foram os primeiros a se apresentar. A mensagem era: "Viu? Nada que vocês fizerem pode ser pior que isso".

Com saída do Prof. Guilherme, o projeto foi assumido pelo professor de artes Rodrigo Cristiano durante 2010. Nesse período, o Rodrigo incentivou o desenvolvimento das habilidades artísticas de nossos alunos, tornando o evento mais intimista para que os próprios discentes se sentissem mais à vontade de apresentar seus trabalhos. No fim desse mesmo ano, por conta do conflito entre seus horários no CEFET e na UNILESTE, a Quinta Cultural entrou em um pequeno recesso.

No ano de 2011, o Prof. Leonardo Gabriel decidiu auxiliar na organização do evento e acabou no decorrer do ano tornando-se seu organizador. Para marcar o reinício formal das atividades (se é que a palavra "formal" cabe nesse contexto), o professor aproveitou o visita do ex-docente do CEFET Leonardo Sioufi - astro dos eventos de outrora. Uma superprodução foi criada para este grande espetáculo, batizado de "Sioufi e Banda". Desde então, a apresentação do Prof. Dr. Sioufi já se tornou um clássico das Quintas Culturais. No início de maio do ano corrente,  honrou-nos com a gravação do seu DVD "Sioufi Acústico".

Entre gigantes astronômicos e partículas quânticas, Sandras Rosas Madalenas e Malucos Belezas, nosso Digníssimo Sioufi possui o poder da transubstanciação: transforma quartas em quintas, professores sisudos em palhaços. Doutorandos em física e doutoras em educação tornam-se ciganos passionais. Alunos, técnicos e professores cantam, dançam e riem um dos outros, mostrando que a escola também é lugar de diversão. Dessa forma, outros tantos entram na brincadeira, apresentando sem vergonha seus talentos ou a ausência deles.

Os músicos da EDI3 do ano passado merecem um lugar todo especial na história da Quinta Cultural, o que seria dela sem a força de vontade e o talento do Igor Klaus, do Antônio Gurgel, do Braúlio e do Rick? Hoje, o Ían (QUIM2) busca novos companheiros para auxiliá-lo na tarefa essencial de cuidar do som do evento.

Quanta emoção e orgulho ao rever no vídeo abaixo nosso querido ex-aluno Pedro Augusto Medina arrasando no acordeon ao tocar  "Boate Azul", enquanto Pimentel cantava.  O que dizer da voz da Emília Madeira que ecoa pelos corredores do CEFET, alegrando nossos dias. Sem mencionar, nosso astro do pop sertanejo Leonardo Coelho que já comandou um show durante nossa festa junina de 2011.  Luan Santana que se cuide!

E, assim, brincando de falar sério, vamos todos juntos ao auditório para mais uma alegre apresentação nas Quintas Culturais de quarta-feira. Quem sabe o que nos espera dessa vez?

Psiu! Não torça o nariz, seja um maluco beleza você também.


Histórico da Quinta Cultural

2008-2009: O projeto é criado pelo Professor de Artes Guilherme


   Amante Latino, a primeira versão.


   Ursinho Pimpão

2010: A Quinta Cultural passa a ser organizada pelo Prof. Rodrigo Cristiano


2011: O Professor Léo Gabriel assume o projeto e dá nisso aí... rs


O retorno de Sioufi: "Amante Latino".

Nós tentamos, mas a tarde foi dele: Angelo Denadai

   EDI3 canta "You and me" 

   "Garçom", por Pimentel. 

   Léo Coelho e Emília

 "Fio de cabelo", com Pimentel e Pedro no acordeon 

"Boate Azul", na voz de Pimentel, com Pedro no acordeon.

2012 - Gravação do DVD: Sioufi Acústico

   "Nóis é jeca, mas é jóia", com Prof. Angelo.



   "Tempo Perdido"

Toca Raul......

   "Maluco Beleza"

   Léo Coelho e Emília


Pessoal, alguém tem fotos ou vídeos das apresentações da Quinta Cultural de 2010? Mande para mim, a ideia é revitalizar a página do evento. Esse post no meu blog é um pequeno esboço.

Esqueci de alguma pérola? Sua apresentação não está aqui? Basta comentar que eu coloco o vídeo aqui.