quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um dia no Tribunal

Ontem,  realizei o  Júri  Simulado  sobre  o Imperialismo  nas turmas INF 2, QUIM 2  e EDI 2.  Fiquei impressionada  com envolvimento de todos  na  atividade, tive gratas surpresas e gostaria  de comentar minhas impressões. 

Wesley - o Advogado
Vitor - o Promotor











Na INF 2, o destaque foi a animação e olha que animação as 7hs da manhã é muito difícil. Advogados, promotores e assessoria mantiveram-se atentos. Alguns nomes merecem destaque. Wesley confirmou o que todos sabíamos: ele é um ótimo orador! Quase me convenceu sobre a importância do Imperialismo, vale lembrar que se utilizou de argumentos variados para defendê-lo. Senti falta de ouvi-lo novamente na hora do veredicto. Mas a grande surpresa foi o Vitor. Sempre silencioso na sala, Vitor mostrou-se um grande estrategista, ganhando o júri através do confronto com todas as testemunhas. Testemunhas, aliás, que estavam muito engraçadas, o Cecil Rhodes versão heavy metal foi uma boa adaptação. O júri foi muito participativo na hora da decisão e apresentou pontos que nem eu mesma havia atentado.







Ponto fraco: o esvaziamento na hora do veredicto, o coroamento de um trabalho tão bom não poderia acabar daquela forma sem graça.

A Defesa

A Promotoria











A turma de QUIM 2, antes de qualquer coisa merece o prêmio de garbo e elegância, a galera é tão fashion que possue uma fotógrafa profissional - a aluna Isabella Dutra (QUIM 1). Sem dúvida, foi o julgamento em que mais fugi da formalidade do meu personagem, mas convenhamos como não rir com a Ana Carolina enrolada em uma cortina, interpretando uma menina de quatro anos de idade? Que graça ficou o Charles Darwin!  Como não dar um risinho orgulho com a eloquência do Ian, da Gabriella e da Jéssica? O que dizer da freira, do Lênin, dos mutilados do Congo e dos nativos de outras colônias? Contudo, devo destacar a atuação da Maíra, que interpretou uma escrava do Congo Belga. Ela contou sua história de violência e submissão com tal emoção, que chorou... Sim, ela chorou! Quando olhei para a promotoria, vi os assessores com lágrimas nos olhos. Descobri naquela hora que nascia uma estrela: Maíra, de Timóteo para o mundo! Já vejo seu nome em letreiros brilhantes na Broadway. O Júri da QUIM 2 merece destaque, composto por alunos que sabem expor seus pontos de vistas e possuem maturidade para avaliar o trabalho dos colegas. Maturidade, inclusive, para abster-se do voto, quando este parecia injusto.

 







O Júri


Ponto fraco: Tanto a promotoria, quanto a defesa se excederam no número de perguntas para as testemunhas, perdendo o foco muitas vezes.

Marcelo - O advogado
Fábio Jr. - O promotor











O Tribunal da EDI 2 começou antes do horário visando amenizar os prováveis atrasos, já que nas outras duas turmas foram inevitáveis. Bom, todos da turma encarnaram tão bem os personagens que ficamos de 13:30 até 16:10 em sessão. Mauro, Pedro, Tatiane, Marianna, Lucas, Ludmilla e Marlon compuseram o júri mais "perguntador" de todos os tempos. Que me perdoem os outros promotores, mas o Fábio Jr foi o mais elegante, sem desmerecer sua eloquência, ambos foram evidentes. Já o Marcelo, o que dizer da seriedade do Marcelo no papel de advogado? Ele encarnou o personagem de tal forma que fiquei com medo, na verdade pergunto-me se ele não estaria agora traçando estratégias para colonizar as outras unidades do CEFET-MG.  O medo da defesa com a entrada da Cibele como promotora também foi marcante, não esqueço da Elisa, do Marcelo e do Maurício dizendo: Não! Não! Não! Ela mostrou a que veio, mesmo atuando pouco tempo na promotoria. As testemunhas foram um show a parte. Nunca vi um indiano tão esquentadinho quanto o Chan. Tudo bem que nunca conheci um indiano. rs O Matheus estava impecável como um padre. A Ana Luíza, o Robison e a Natália também levaram o negócio a sério. Aliás, quem não levou a sério? Todos, ou melhor, quase todos... ainda bem! Se na INF2, o prêmio revelação foi para o Vítor e, na QUIM 2, a Maíra levou o prêmio de melhor atriz, é bem verdade que na EDI2 o prêmio de melhor personagem cômico terá que ser dividido entre o Gabriel e o Ícaro.

Ponto fraco: Assim como aconteceu na QUIM 2, a promotoria e a defesa perderam o foco na hora de interrogar as testemunhas.
Cibele - a promotora







Precisei de escolta policial para anunciar o veredito.

Placar do Júri Simulado: Os grupos Antiimperialistas venceram na QUIM2 e na INF2. Na EDI2, o grupo Imperialista ganhou.


É claro, eu também farei uma auto-avaliação. A escolha deste tipo de atividade foi sem sombra de dúvidas um tiro certeiro. Duvido que vocês esqueçam do que aprenderam por conta própria, reforçando o que eu já sabia: alunos motivados não precisam de professores para obterem conhecimento e desenvolverem o espírito crítico. Portanto, é claro, haverá outro Júri Simulado neste ano. 

Pontos fracos:
- Devo ter mais cuidado antes de declarar o veredicto, minhas imensas desculpas ao grupo dos Antiimperialistas da EDI2... É a idade!
- Também deveria ter limitado o número de testemunhas, mas não poderia imaginar o tamanho da empolgação de vocês.
- Acho que se tivesse limitado o número de perguntas, os grupos seriam obrigados a serem mais claros e concisos nos seus argumentos.
- Prometo reduzir o número de piadas e gracinhas, não pega bem para uma juíza séria como eu.
- O mais importante: preciso comprar uma toga.

Vejo vocês no tribunal... Ops! Digo... Na próxima aula, que aliás é prova! E não adianta protestar!