segunda-feira, 16 de maio de 2011

A mostra CineDocumenta invade o CEFET-MG

Queridos
Na próxima quinta-feira (19/05), as 19hs, o Campus Timóteo do CEFET-MG abrigará uma das sessões da 8ª Mostra de Cinema Documentário de Ipatinga - o CineDocumenta, que acontece entre os dias 16 e 22 de maio de 2011. Inspirado no título de uma das obras mais famosas de João Ubaldo Ribeiro, o tema do CineDocumenta deste ano é "Viva o Povo Brasileiro", um convite à reflexão sobre a constante reinvenção de nossa identidade. Sem mascarar as mazelas de nossa sociedade - enfoque tradicional nas produções cinematográficas nacionais -, as obras selecionadas para esta edição colocarão no centro do debate a alegria de viver, o humor crítico e as maneiras alternativas de reconstruir o cotidiano.
Convido a todos a participarem conosco dessa reflexão.
Por favor, divulguem o evento para que ele continue a se realizar com sucesso.
Sessão do CineDocumenta no CEFET-MG
Data: 19/05
Horário: 19hs
Local: Auditório do Campus Timóteo (CEFET-MG)
Endereço: Av. Amazonas 1193 - Vale Verde - Timóteo - MG
Aberto ao público.
Entrada Gratuita.


O Brasil dos Bandeirantes
Direção: Ricardo Nunes Vargas
Duração: 15 min
Cidade: São Paulo
SINOPSE: Uma visão sobre as origens do Brasil através da cidade de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo. A relação de seus habitantes com a origem dos bandeirantes, homens que trilharam o interior do país delimitando fronteiras.


Os Japoneses no Vale do Ribeira
Direção: Chico Guariba
Duração: 40 min

Cidade: São Paulo
SINOPSE: O documentário "Os Japoneses no Vale do Ribeira" mostra como os imigrantes e seus descendentes ajudaram a reconstruir uma região que parecia abandonada à própria sorte. Através dos depoimentos das pessoas que viveram essa trajetória, descobrimos as dificuldades e problemas que enfrentaram em uma terra que era muito diferente ao que estavam acostumados. Mas também compreendemos a intensa e apaixonada relação que se criou entre os japoneses e a terra que tanto lhes deu em troca. Uma homenagem e uma exaltação a uma história que é antiga, mas que a cada geração se fortalece e se transforma.


Mais informações: www.cinedocumenta.com.br