domingo, 4 de dezembro de 2011

O país do futebol de luto

O Doutor liderou a Democracia Corintiana e defendeu as Diretas no Brasil
    No país do futebol, poucos jogadores preocupam-se com política ou justiça social. Meninos de origem humilde alcançam a fama e esquecem as mazelas de uma democracia excludente que os deixaram descalços por tanto tempo em uma pátria de chuteiras. 
   Sócrates foi uma brilhante exceção, craque da bola que não se furtou a sua responsabilidade como cidadão. Lutou ao lado de outros tantos pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que exigia a volta das eleições diretas. Engrossou o coro que clamava por democracia durante o movimento "Diretas Já", após longos e tortuosos anos de repressão política e violência.  A emenda não foi aprovada e nosso país ainda teve que amargar duros golpes no processo de amadurecimento de nossa redemocratização. 

Campanha "Eu quero votar para presidente"
     Por isso, hoje, a poucos minutos do duelo entre Vasco e Corinthians pelo título do Brasileirão, eu - uma vascaína - rendo minha homenagem ao Sócrates, pois mais que ídolo do Timão, o "Doutor" foi um grande cidadão brasileiro.

SÓCRATES (1954 - 2011)

Veja a entrevista de Sócrates e Fafá de Belém sobre o movimento "Diretas Já", no programa "Altas Horas", em outubro deste ano: